KARA

Conectores tipo Cunha para Ligação de Consumidores séries Simétrica e Assimétrica

Aplicados em condutores na faixa de 1,5 mm2 até 120mm2

As dimensões e tolerâncias seguem nossos desenhos n° 580.958.
Informações complementares em nossa Especificação de Produto ETE-028.

BAIXE O CATÁLOGO
Os conectores família KARA estão disponíveis em 10 tipos, sendo 6 da série Simétrica e 4 da série Assimétrica que podem ser aplicados em condutores na faixa de 1,5 mm2 até 120mm2, em cobre ou alumínio, sólidos ou encordoados.
Os 10 tipos de conectores são apresentados a seguir, com os respectivos códigos de cores que os caracterizam para os técnicos eletricistas e usuários em geral.
Graças ao seu projeto eletro-mecânico que evidencia o conceito de conexão por efeito mola e a característica dos materiais utilizados em sua fabricação, os conectores da família KARA garantem aos usuários grande confiabilidade elétrica com menor perda de energia ao longo do tempo de funcionamento do conector (em função da seção elétrica equivalente em cobre inerente aos componentes “C” e “Cunha”).
O efeito mola é provocado quando os componentes, “C” e “CUNHA”, ao serem solicitados mecanicamente durante a aplicação do conector,  deformam-se e passam a agir como molas que pressionam com força constante os condutores a eles ligados, garantindo a conexão por vários anos.
Os conectores da família KARA passaram por testes elétricos críticos, utilizando-se valores de corrente elétrica correspondentes aos maiores condutores de cobre admitidos pelos conectores.
As principais normas utilizadas para efeito de projeto e testes de desempenho dos conectores em laboratório são: NBR-9326, NBR 5370 (referência), ASTM B545, ASTM B117, ANSI C119.4-2004.
Os componentes C e Cunha que formam o conector da família KARA são fabricados em liga de cobre com características mecânicas e elétricas compatíveis com as exigências a que o conector estará sujeito em condições reais no campo ou simuladas em laboratório.
O duplo acabamento superficial, em níquel e estanho e a graxa anti-óxida nos dois componentes faz com que os conectores da família KARA apresentem elevada resistência à corrosão, em condições ambientais críticas, independentemente dos tipos de condutores utilizados nas conexões, se cobre ou alumínio.
Dimensionalmente, os conectores da família KARA foram concebidos considerando-se os aspectos ergonômicos em aplicações no campo, obtendo-se assim grande  facilidade no manuseio das peças.
Outro fator importante é a otimização dos tipos  equivalentes utilizados no mercado.
Os componentes C e Cunha são marcados individualmente, o que facilita sua identificação após a sua retirada da embalagem.